A ideia de gerar funding, também conhecido como financiamento ou rodadas de investimento, para PMEs vem crescendo cada vez mais, apesar de ainda haver dúvidas em relação às modalidades de investimento ou se a tradicional opção de empréstimo pode ser mais adequada para pequenas e médias empresas.
De acordo com a CNN Brasil, as PMEs correspondem a 30% do PIB brasileiro, sendo que 50% dos empregos formais são derivados das instituições desse porte, o que impacta a vida de milhões de habitantes.
Já nos Estados Unidos, o cenário é semelhante: segundo a Exame, mais de 30 milhões de pequenas empresas geraram quase dois terços de novos empregos no território entre 1995 e 2021.
E os dados são ainda mais otimistas: em 2021, 49% dos novos negócios tinham mulheres como proprietárias. Outro grupo impulsionador do empreendedorismo estadunidense são os afro-americanos, como mostra a Câmara de Comércio dos EUA na matéria acima.
Todo esse contexto nos dá uma expectativa boa em relação ao cumprimento do oitavo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) proposto pela ONU até 2030, titulado como “Trabalho decente e crescimento econômico”.
Porém, será que o funding para PMEs é realmente a melhor opção para todos os negócios? E quais fatores é preciso considerar no momento de escolha do investidor? É hora de nos aprofundarmos nessas questões!
Como funciona na prática o funding para PMEs
Funding é o conceito de um investimento vindo por terceiros, através do mercado bancário ou de capitais, tendo um prazo de amortização compatível ao tempo de maturação e desenvolvimento que o investimento irá proporcionar. Grandes organizações também oferecem investimentos e concessões, comumente conhecidas no mercado internacional como grants.
O funding para PMEs é diferente dos empréstimos, que acontecem a partir de um acordo entre a empresa e a instituição financeira que irá conceder o dinheiro, na condição de que esse valor seja devolvido no futuro com acréscimo de juros.
No caso de rodadas de investimento para PMEs, os pequenos e médios empresários precisam buscar o tipo de investidor ideal para a realidade da empresa, além de levar em conta a modalidade de funding que será aplicada.
Pode-se dizer que as principais motivações na busca por funding para PMEs são:
- Crescimento e expansão através da ampliação do fluxo de caixa;
- Facilidade para manutenção das operações;
- Garantir mais possibilidades de negociação com fornecedores;
- Investimento em inovação e tendências do mercado, como por exemplo em uma comunicação mais efetiva com stakeholders e atualização no portfólio de resultados.
Vantagens e desvantagens de funding para PMEs
É importante ressaltar que o funding para PMEs possibilita maior liberdade para os empresários, mas que isso vale tanto em relação a oportunidades quanto aos riscos que seus negócios poderão enfrentar.
Então, é necessário que haja um planejamento prévio antes de qualquer escolha, para garantir que o crescimento do negócio se mantenha sustentável.
Entre as vantagens, contar com um grupo de investidores permite que a empresa tenha uma rede de apoio que vai além de questões financeiras: é dado suporte para lidar com flutuação de mercado, acompanhamento de tendências e enfrentamento de problemas relacionados à concorrência.
No dia a dia do empresário, esses pontos estratégicos fazem toda a diferença, tendo em vista que geralmente o pequeno e médio empreendedor é o responsável por todas as operações do negócio (vendas, gestão financeira e relacionamento com clientes).
Já para os investidores, o funding para PMEs é uma ótima opção pela busca por ativos de retorno em médio e longo prazo, pois esses negócios estão em fase de desenvolvimento e costumam apresentar potencial de expansão e crescimento no mercado.
Geralmente, na hora da escolha, esses profissionais consideram características como tamanho da empresa, rentabilidade, investimento em ativos imobilizados e a tangibilidade das PMEs.
Quanto às desvantagens, os empreendedores precisam estar atentos ao controle que disponibilizarão aos investidores, para que isso não afete a autoridade do(s) fundador(es). A pressão por resultados mais rápidos pode ser também uma exigência dos responsáveis pelo funding em PMEs.
Como a Damato Negociações pode te auxiliar neste processo?
Através da integração de uma consultoria estratégica com expertise em negociação comercial, impulsionamos as PMEs a mobilizar capital e promover o desenvolvimento econômico sustentável. Com a nossa experiência nas necessidades do mercado internacional, entendemos para onde o fluxo de dinheiro está indo e como acessá-lo.
Com o nosso apoio, selecionamos as melhores modalidades de funding para o seu negócio, além de conectar também um perfil ideal de investidor com a sua realidade.
Prezamos por uma escuta ativa e um atendimento personalizado, para gerar as melhores oportunidades e valor ao seu negócio, seja através do funding para PMEs ou outros caminhos.
Para saber mais como a Damato Negociações pode impactar positivamente a sua empresa, clique aqui e vamos conversar.