* Artigo escrito por Estela Damato, fundadora da Damato Negociações de Impacto
É difícil pensar em governanças mais positivas sem considerar práticas alinhadas à agenda ESG. Ao mesmo tempo, está cada vez mais difícil elaborar estratégias para alcançar resultados reais e satisfatórios sem o apoio da tecnologia.
Inovação e ESG caminham lado a lado, e as novas ferramentas de inteligência artificial têm possibilitado às organizações uma visão mais abrangente de como suas ações impactam todos os envolvidos, interna e externamente.
Neste artigo, quero refletir com você sobre novas formas de mapear e compreender como as empresas estão atuando na vida das pessoas, integrando a tecnologia para promover mudanças internas mais assertivas. Me acompanha nesta leitura?
Relatórios ESG como potencializadores de oportunidades
Há uma crescente valorização e reconhecimento da potencialidade das ferramentas tecnológicas para os relatórios ESG, pois auxiliam as empresas a entender a performance de suas práticas, oferecendo decisões mais bem informadas.
A interseção entre tecnologia e ESG reflete uma transição para a formulação de relatórios mais completos, capazes de orientar gestões em ações de curto, médio e longo prazo, fortalecendo também a confiança nas divulgações de sustentabilidade.
Relatórios ESG vêm sendo adotados cada vez mais por organizações, pois não apenas aumentam sua reputação, mas também se tornaram fundamentais para decisões de investimento.
Já faz tempo que os relatórios financeiros deixaram de ter o maior peso na análise de investidores.
O capital humano, intelectual e social passou a assumir um papel importante para oportunidades no ambiente de negócios, muitas das quais vêm por meio de relatórios ESG.
Com isso, há um incentivo crescente também de práticas de gestão mais positivas, preparando também as lideranças para um futuro que já começou dentro das empresas.
Investidores e parceiros estratégicos valorizam a confiabilidade dos dados apresentados, algo que se reflete diretamente na cadeia de valor e nas oportunidades de negócios.
Desafios dos relatórios ESG
Elaborar esses relatórios, no entanto, não é fácil, pois ainda não temos um padrão unificado. Portanto, ainda há uma complexidade no processo de escolha de quais indicadores podem ser mapeados, como esses dados estão sendo colhidos e gerenciados.
Diante da amplitude de dados que podem ser reunidos, é preciso saber colher, gerir, quantificar e qualificar todos eles. Então, há um grande desafio: como medir seus impactos, mapear suas ações e reportá-los devidamente em um relatório?
Integração entre tecnologia e relatórios ESG
Uma gestão positiva também deve estar comprometida com um monitoramento constante de sua organização para observar mudanças, tendências, riscos e aspectos de melhoria para elevar o capital humano e social.
A integração da tecnologia aos relatórios ESG potencializa este processo, já que uma automatização adequada garante o fluxo necessário de armazenamento e organização destes dados para que possam ser devidamente compreendidos.
Por meio de uma análise comprometida destes indicadores, gestões podem se tornar mais resilientes e bem-sucedidas a longo prazo, refletindo na saúde da empresa como um todo.
Mas quando falamos de entender os impactos causados nas vidas das pessoas envolvidas, é indispensável considerar o fator confiabilidade, certo? Como estamos reunindo estes dados?
Quero tomar como exemplo o app JOTTO, uma plataforma de comunidade que permite a essas pessoas compartilharem seus feedbacks reais sobre suas percepções sobre a empresa, garantindo uma comunidade onde cada voz pode ser ouvida e valorizada de fato.
As funcionalidades do app permitem que os dados sejam colhidos diretamente de quem merece ser considerado: colaboradores, fornecedores, stakeholders, potenciais parceiros e clientes.
Após determinado período de coleta, a plataforma gera relatórios automáticos por meio da inteligência artificial para potencializar ações internas bem informadas e direcionadas às práticas mais satisfatórias.
Em um mundo complexo e com tantas soluções inovadoras, adotar caminhos mais participativos de quem é diretamente afetado pelos negócios nos possibilita uma visão mais clara e profunda das ações que tanto almejamos para fazer a diferença na vida das pessoas.
À medida que caminhamos rumo a esse futuro dentro das organizações, eu te convido a pensar sobre o potencial da tecnologia a ser usada a nosso favor para nos guiar a ações mais éticas e efetivas, refletindo de forma mais positiva no mundo ao nosso redor.
Quer conversar melhor sobre isso? Entre em contato comigo pelo e-mail: contato@damatonegociacoes.com.